Pedro Castro Filho celebra 16 anos de formação pela UFAM com atuação de destaque no setor rural do Amazonas
Com trajetória marcada pela assistência técnica, inovação e políticas públicas, profissional é referência no desenvolvimento da agricultura familiar no estado
Manaus (AM) – O engenheiro agrônomo e Doutor em Agronomia, Pedro Chaves (Pedro Castro Filho), 40, natural do município de Urucará (AM), em 2025, completa 16 anos de formação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Com uma carreira construída entre o campo, a pesquisa científica, a gestão pública e a educação técnica, Pedro é hoje uma das figuras mais atuantes no fortalecimento do setor rural amazonense.
Formado em 2009, Pedro também é Técnico em Zootecnia pelo IFAM (2002), possui MBA em Gestão e Políticas Públicas com ênfase em Crédito Rural (2015), especialização em Docência no Ensino Superior, além de mestrado em Agricultura pelo INPA (2016) e doutorado em Agronomia Tropical pela UFAM em parceria com a Embrapa (2023). Ao longo da carreira, conciliou atividades como engenheiro, jornalista, empresário, pesquisador, professor e gestor público.
Logo após se graduar, Pedro atuou na Secretaria de Produção de Urucará e na empresa Traço Rastreabilidade. No ano seguinte, ingressou no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em Manicoré, onde se destacou pela elaboração de projetos de crédito rural via AFEAM e PRONAF, além de ações voltadas à mecanização, incentivo ao cooperativismo e estruturação de agroindústrias.
Em 2012, já no IDAM de Urucará, coordenou a maior ação de crédito rural do município e criou a Planilha Inteligente de Projetos de Crédito Rural, ferramenta ainda utilizada por técnicos da instituição.
A partir de 2014, passou a atuar no IDAM Central, onde assumiu importantes gerências estaduais, como as de Crédito Rural, Produção Vegetal, Capacitação e Metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural, sendo responsável pela padronização de processos, distribuição de sementes, formação de técnicos, implantação de unidades demonstrativas e fomento à produção de guaraná. Também esteve à frente de projetos estratégicos de milho, feijão e guaraná, entre 2019 e 2024.
No campo acadêmico, sua pesquisa de doutorado focou no melhoramento genético do guaraná, com estudos realizados em Maués e Manaus. Paralelamente, Pedro se consolidou como professor de cursos técnicos e profissionalizantes, com atuação no CETAM e SENAR desde 2011, nos municípios de Manicoré, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Manaus e Boca do Acre.
No final do ano de 2023, lançou-se pré candidato a vereador em Urucará, mas declinou logo após a morte do seu pai, Pedro Castro. Seus planos políticos se reacendem para os próximos pleitos, onde carrega a bandeira e a missão de ajudar quem mais precisa, a exemplo do seu pai que foi 3 vezes vereador no município, além de ter assumido a prefeitura em diversas ocasiões em 2004.
Em 2024, foi convidado pelo prefeito Lúcio Flávio do Rosário a assumir a Secretaria Municipal de Produção Rural de Manicoré, onde implementou uma política de valorização dos servidores e beneficiários, além do incentivo ao associativismo rural e qualificação de jovens e mulheres do campo. No mesmo ano, fundou a PCSX Consultoria e Tecnologias Sustentáveis, que já capacitou mais de 300 pessoas para o mercado de trabalho e o empreendedorismo rural.
Com passagem pelo CREA-AM e pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Amazonas (AEAEA), Pedro mantém articulações com instituições como IDAM, CETAM, ADAF, ADS, Embrapa, SEBRAE, SENAR, Sepror e outras entidades públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento rural.
Em 2025, com a reeleição do prefeito Lúcio Flávio, Pedro Chaves foi designado para o cargo de Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Produção Rural de Manicoré, reforçando seu compromisso com o interior amazonense.
“Minha missão sempre foi usar a técnica, a educação e a gestão para transformar realidades no campo. Esses 16 anos são resultados de um trabalho coletivo e de muito aprendizado junto aos produtores, técnicos, estudantes e parceiros que acreditam na agricultura como força de desenvolvimento sustentável”, afirmou Pedro.
Fonte: Portal Mais Amazônia News
Nenhum comentário